segunda-feira, 2 de abril de 2012

LISTA DE EXERCÍCIOS: DIAGRAMA DE VENN.

LISTA DE EXERCÍCIOS: DIAGRAMA DE VENN.
1)Foi feita uma pesquisa em sala de aula com 50 alunos e obteve-se o seguinte resultado. 17 gostavam somente de coxinha e 21 gostavam somente de risólis. Sabendo que cada aluno gostava de pelo menos um desses salgadinhos, quantos gostavam de ambos?
2)Numa escola com 630 alunos, 250 estudam matemática, 210 estudam física e 90 deles estudam as duas matérias. Pergunta-se:
a) Quantos alunos estudam somente matemática?
b) Quantos alunos estudam somente física ?
c) Quantos alunos estudam matemática ou física ?
d) Quantos alunos não estudam nenhuma das duas matérias ?

3) Numa pesquisa verificou-se que das pessoas consultadas, 100 liam o jornal A, 150 liam o jornal B, 20 liam os dois jornais e 110 não liam nenhum dos dois. Quantas pessoas foram consultadas?
4) Numa pesquisa de mercado, verificou-se que 2000 pessoas utilizam os produtos A ou B. O produto B é utilizado por 800 pessoas e 320 utilizam os dois produtos ao mesmo tempo. Quantas pessoas usam o produto A ?
5) Num grupo de 99 esportistas, 40 jogam vôlei, 20 jogam vôlei e xadrez, 22 jogam xadrez e tênis, 18 jogam vôlei e tênis, e 11 jogam as três modalidades. O número de pessoas que jogam xadrez é igual ao número de pessoas que jogam tênis.
a) Quantos esportistas jogam tênis e não jogam vôlei?
b) Quantos jogam xadrez ou tênis e não jogam vôlei?
c) Quantos jogam vôlei e não jogam tênis?

6) Sabe-se que o sangue das pessoas pode ser classificado em quatro tipos quanto a antígenos. Em uma pesquisa efetuada em um grupo com 120 pacientes de um hospital, constatou-se que 40 deles têm o antígeno A, 35 têm o antígeno B e 18 deles têm o antígeno AB. Nessas condições pede-se o número de pacientes cujo sangue tem o antígeno O.

Nenhum comentário: